A falta de sono pode influenciar na falta de vigor físico, envelhecimento precoce, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastrointestinais.
Um dos fatores que compromentem nosso estado nutricional é a diminuição do hormônio leptina e o aumento do hormônio grelina.
A leptina é um hormônio responsável pela saciedade e é liberada durante o sono, se o indivíduo não dormir corretamente ela não é liberada como deveria já a grelina é o hormônio responsável pela fome. Quanto mais alto os níveis de grelina mais fome o indivíduo terá.
Melatonina o hôrmonio do sono, é produzido pela glândula pineal. Esse hormônio tem um padrão de atividade muito específico: seus níveis no sangue são extremamente baixos durante o dia e aumentam muito durante a noite.
Nosso corpo usa a luz como o principal sincronizador do nosso ritmo circadiano. Isso vale tanto para a luz natural (sol), como para luzes artificiais (como de lâmpadas ou da tela dos celulares).
Quando nossos olhos captam a luz, uma informação neuronal passa por algumas regiões do nosso cérebro, até chegar na pineal, inibindo a produção de melatonina.
Quando estamos no escuro essa inibição não ocorre mais, permitindo que a pineal possa se ativar e secretar este hormônio.
É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular, síntese de proteínas e produção de hormônios.
Durante este momento, é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis.
Dormir bem é um hábito que deve ser incluído na rotina de todos, a seguir siga as dicas para ter um sono reparador:
- Estipule um horário para dormir;
- Estipule um horário para acordar todos os dias, até no final de semana, ou pelo menos aos finais de semana tente acordar no horário mais próximo ao horário estipulado;
- Evitar a ingestão de alimentos pesados e bebidas com cafeína, o ideal é não consumir cafeína após as 15h;
- Manter longe dispositivos como celular, TV ou outros aparelhos digitais, pelo menos 1 hora antes de dormir;
- Promover um ambiente silencioso e com pouca luz branca;
Nada de trabalho que demande atenção pelo menos até 3h antes de dormir; - Caso acorde de madrugada não olhe o relógio.